Blog

Como abrir um escritório de arquitetura

como-abrir-um-escritório-de-arquitetura

Pensando em abrir um escritório de arquitetura, mas não sabe por onde começar ou possui algum tipo de dúvida para esclarecer?

Se você chegou até aqui com algum tipo de dúvida relacionada ao assunto, continue conosco e acompanhe este artigo até o final, pois vamos ajudar você.

A Brugnerotto Contadores é especializada na prestação de assessoria contábil para empresas e profissionais ligados ao setor de arquitetura, engenharia e construção civil.

Planejamento e dicas para abertura de um escritório de arquitetura

Independente do porte, público-alvo ou localização do seu escritório de arquitetura, você precisa montar um planejamento e seguir algumas dicas para aumentar suas chances de sucesso.

Diante disso, veja o que o nosso time separou para você:

  • Elaboração do plano de negócios: O primeiro passo para abrir um escritório de arquitetura é elaborar um plano de negócios detalhado, que inclua informações sobre o mercado, a concorrência, os serviços oferecidos, o público-alvo e a gestão financeira do escritório.
  • Definição do espaço físico: É importante escolher um espaço que seja adequado para o funcionamento do escritório, levando em consideração a localização, o tamanho e a estrutura necessária.
  • Contratação de equipe: Você pode começar fazendo tudo por conta própria, ou contratar uma equipe qualificada para atuar no escritório, incluindo, estagiários, secretárias e outros profissionais necessários para o bom funcionamento do negócio.
  • Aquisição de equipamentos e materiais: Também será preciso adquirir os equipamentos e materiais necessários para o funcionamento do negócio, como computadores, impressoras, móveis, materiais de escritório e de desenho, entre outros.
  • Definição dos serviços oferecidos: Você também vai precisar definir os serviços que serão oferecidos pelo escritório, levando em consideração as competências e habilidades da equipe, bem como as demandas do mercado.
  • Divulgação do escritório: Outro ponto importante, consiste em traçar estratégias para divulgar o escritório, a fim de conquistar novos clientes e aumentar a sua visibilidade no mercado. Isso pode ser feito por meio de ações de marketing e publicidade, presença nas redes sociais, participação em eventos do setor, entre outros.

Com esses passos em mente, é possível abrir um escritório de arquitetura de sucesso e se destacar no mercado. No entanto, antes de fechar esse tópico, é preciso lembrar que a gestão eficiente do negócio é fundamental para a sua consolidação no mercado.

Quais os documentos necessários para abrir um escritório de arquitetura?

Ao contrário do que muitos pensam, para abrir um escritório de arquitetura não é preciso separar muitos documentos. Confira a relação:

  • RG e CPF ou CNH;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Documento de constituição (contrato social);
  • Registro no CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Em caso de dúvidas com um ou mais documentos da lista acima, não se preocupe, pois, o nosso time de especialistas fornecerá todas as informações e orientações que você precisa.

Além disso, aqui neste tópico, vale destacar que você não precisa necessariamente alugar uma sala comercial para registrar como endereço da sua empresa. Existem outras opções para quem pretende economizar, como utilizar uma sede virtual ou o endereço residencial.

Vale a pena abrir um escritório de arquitetura?

Sim. Vale a pena abrir um escritório de arquitetura, e para que não restem dúvidas, podemos listar alguns dos principais benefícios associados a essa decisão.

  • Economia de impostos: O arquiteto que possui um CNPJ pode recolher seus impostos em regimes de tributação como o Simples Nacional e o Lucro Presumido, que normalmente são opções mais econômicas que a tributação como pessoa física.
  • Permissão para emitir notas fiscais: Quem decide abrir um escritório de arquitetura e obter um CNPJ recebe permissão para emitir notas fiscais e pode passar a atender clientes que exigem esse tipo de documento, incluindo empresas.
  • Mais credibilidade e negócios: Com um escritório de arquitetura constituído, o arquiteto ou arquiteta aumenta a sua credibilidade perante ao mercado, e com isso, pode conquistar mais oportunidades de negócio e trabalho.
  • Acesso a conta bancária PJ: Ao tomar a decisão de abrir um escritório de arquitetura e passar a prestar os seus serviços como pessoa jurídica, você terá acesso a serviços bancários exclusivos para empresas, incluindo linhas de crédito com juros mais baixos para investir no seu negócio.

Por sinal, são esses e outros benefícios que estão levando um número cada vez maior de arquitetos a procurar uma contabilidade especializada e tomar a decisão de abrir um CNPJ.

Como abrir um escritório de arquitetura [Passo a Passo]

Após conferir algumas dicas e esclarecer dúvidas importantes sobre o assunto, é hora de conferir em um passo a passo, como funciona a abertura de empresa para arquitetos e escritórios de arquitetura.

Para legalizar um escritório de arquitetura, é necessário seguir algumas etapas importantes, conforme descrito abaixo:

  1. Contrate uma contabilidade especializada: O primeiro passo para abrir um escritório de arquitetura é contratar uma contabilidade especializada nesse tipo de atividade, como é o caso da Brugnerotto Contadores.
  2. Registro na Junta Comercial: O segundo passo é registrar o escritório na Junta Comercial do estado onde será estabelecido. Para isso, é preciso apresentar os documentos exigidos, como contrato social, RG e CPF dos sócios, e pagar a taxa de registro.
  3. Obtenção do CNPJ: Após o registro na Junta Comercial, é possível obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal.
  4. Alvará de Funcionamento: Para que o escritório possa funcionar, é necessário obter o Alvará de Funcionamento e a Inscrição Municipal junto à prefeitura da cidade onde será estabelecido.
  5. Registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU): Por fim, é necessário registrar o escritório de arquitetura junto ao CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo da sua região.

Seguindo esses passos, é possível legalizar um escritório de arquitetura e garantir sua atuação regular no mercado. É importante lembrar que a regularidade é fundamental para evitar problemas legais e garantir a confiança dos clientes.

Agora que você já conferiu o passo a passo, conte com o apoio do nosso time de contadores para abrir um escritório de arquitetura com economia e sem qualquer tipo de complicação.

Clique agora mesmo no botão do WhatsApp ou ligue no (41) 3225-5698.

Artigos Relacionados

SEJA NOSSO CLIENTE

Tenha mais tempo para acelerar seus negócios!

Entre em contato