Blog

Vale a pena abrir CNPJ para engenheiro?

vale-a-pena-abrir-cnpj-para-engenheiro

Vale a pena abrir CNPJ para engenheiro? Essa é uma dúvida muito comum em meio aos profissionais de engenharia que atuam ou pretendem atuar de forma independente.

Sabendo disso, a Brugnerotto Contadores, sua assessoria contábil especializada no ramo de construção civil, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, onde você terá a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas.

Veja o que você vai conferir na sequência:

  • Quais os benefícios de abrir CNPJ para engenheiro?
  • Quais os tipos de CNPJ para engenheiro?
  • Engenheiro pode ser MEI?
  • Como abrir CNPJ para engenheiro?
  • Quanto custa abrir CNPJ para engenheiro?

Se você possui interesse nestes tópicos e deseja saber mais, continue conosco até o final do conteúdo ou clique no botão do WhatsApp e fale com um dos nossos especialistas.

Quais os benefícios de abrir CNPJ para engenheiro?

Não tenha mais dúvidas, vale a pena abrir CNPJ para engenheiro, por diversos motivos, dentre os quais, podemos destacar:

  • Economia no pagamento de impostos: Em geral, os engenheiros que possuem CNPJ pagam menos impostos, afinal, na pessoa física precisam contribuir com até 27,50% em impostos sobre os rendimentos mensais, enquanto, na pessoa jurídica é possível contribuir com apenas 6%.
  • Permissão para emitir notas fiscais: Outro benefício importante da abertura de CNPJ para engenheiro é a permissão para emitir notas fiscais, item que é exigido por boa parte dos contratantes, principalmente empresas.
  • Acesso a conta bancária empresarial: Com um CNPJ o engenheiro pode abrir uma conta bancária empresarial e ter acesso a benefícios como linhas de crédito com juros reduzidos para investir nos seus negócios.
  • Crescimento e expansão das atividades: Abrir um CNPJ é o primeiro passo para o engenheiro que deseja crescer e expandir os seus negócios, contratando posteriormente outros profissionais, e quem sabe, montando a própria construtora.

São esses e alguns outros benefícios que nos levam a entender e defender que vale a pena abrir CNPJ para engenheiro.

Quais os tipos de CNPJ para engenheiro?

Existem diferentes tipos de CNPJ para engenheiro, um para cada objetivo de negócio, dentre os quais, podemos destacar:

  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Alternativa para engenheiros que desejam abrir um CNPJ individual, ou seja, sem dividir, direitos e responsabilidades com sócios.
  • Sociedade Empresária Limitada: Opção para engenheiros que desejam constituir uma empresa em sociedade, seja com outros engenheiros ou não.
  • Sociedade Simples: Natureza jurídica que pode ser adotada por dois ou mais engenheiros que desejam constituir uma empresa para o exercício da profissão.
  • S.A – Sociedade Anônima: Formato de constituição empresarial que normalmente é utilizado para abrir grandes empresas, como uma construtora de grande porte, por exemplo.

Vai abrir um CNPJ para engenheiro, mas não sabe qual formato escolher? Entre em contato conosco e conte com a orientação do time de especialistas da Brugnerotto Contadores.

Engenheiro pode ser MEI?

Quando o assunto é a abertura de CNPJ por engenheiros, muitos profissionais querem saber se é possível exercer a profissão como MEI – Microempreendedor Individual.

O MEI é uma alternativa muito procurada por quem deseja empreender aqui no Brasil, afinal oferece benefícios importantes como a simplificação dos trâmites para abertura da empresa e uma importante economia no pagamento de impostos.

Contudo, precisamos alertar que o engenheiro não pode ser MEI, pois a engenharia não faz parte do rol de ocupações permitidas aos microempreendedores individuais.

Mas, não se preocupe, pois conforme vimos no tópico anterior, existem diversos outros formatos para abertura de CNPJ e o fato de não ter permissão para atuar como MEI, não será impeditivo para abertura da sua PJ de engenharia.

Como abrir CNPJ para engenheiro?

Agora que você já sabe que vale a pena abrir CNPJ para engenheiro, é hora de conferir no passo a passo abaixo, o que é preciso para tirar os seus planos do papel.

A boa notícia, para você que chegou até este ponto, é que o processo para abertura de uma PJ de engenharia, é muito mais prático do que a maior parte das pessoas acredita.

1.Contrate uma contabilidade especializada: Para começar, você vai precisar contratar um serviço de contabilidade para abertura do seu CNPJ. Tenha preferência por uma contabilidade especializada no seu tipo de atividade.

Aqui na Brugnerotto Contadores, por exemplo, nós atendemos engenheiros, arquitetos, construtoras e incorporadoras de todas as partes do país.

Nosso time de especialistas está preparado não somente para abrir a sua PJ, mas também para ajudar você a economizar no pagamento de impostos e manter suas obrigações em dia com o fisco.

2.Separe os documentos necessários: Logo após escolher um contador, você precisará reunir os documentos necessários para abertura do seu CNPJ, incluindo:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia;
  • Cópia do IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a empresa será instalada.

3.Aguarde a abertura da sua PJ de engenharia: Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto o nosso time cuida de todos os procedimentos legais para abertura da sua empresa, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ na Receita Federal;
  • Emissão da Inscrição Municipal e Liberação do Alvará de Funcionamento na Prefeitura.

Para saber mais e abrir o seu CNPJ com o apoio de especialistas, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco.

Quanto custa abrir CNPJ para engenheiro?

Você já sabe que vale a pena abrir CNPJ para engenheiro e dentre outras coisas, conferiu o passo a passo para alcançar esse objetivo.

Sendo assim, para fechar esse artigo com chave de ouro, precisamos responder uma dúvida muito comum: “quanto custa abrir CNPJ para engenheiro?”

O custo para abertura de uma empresa, varia de acordo com o local de abertura, mas na maior parte dos casos, se resume aos seguintes itens:

  • Taxa de registro na Junta Comercial;
  • Emissão do certificado digital;
  • Honorários do serviço de contabilidade.

Além do custo não ser elevado, se levarmos em consideração a economia de impostos e demais benefícios, a abertura de CNPJ é na verdade um investimento!

Para obter um orçamento, tirar dúvidas e abrir sua PJ de engenharia, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Artigos Relacionados

SEJA NOSSO CLIENTE

Tenha mais tempo para acelerar seus negócios!

Entre em contato